top of page
Projeto Livro Viajante

Idealizado e realizado em 2014/15 por Danielle Andrade e realizado com o apoio do Fundo de Cultura, através do edital Setorial de Literatura da Bahia, da FUNCEB, em 2015.

Os Livros Viajantes foram criados para ser  alegorias dos livros comuns e causar uma forte impressão, despertar a curiosidade e o encantamento, tornando-se assim um espetáculo a parte nas atividades de leitura e contação de histórias na sala de aula.

 

Cada um dos Livros foi confeccionado sob a supervisão dos artistas visuais Cristiano Piton, Elena Landinez e Flavia Bonfim em oficinas de ilustração, figurino, costura, bordado com diferentes grupos, este trabalho resultou em três livros completamente distintos.
Tendo como referência as estratégias de disseminação do conhecimento encontradas na Arte Postal, movimento artístico que possui representantes em todo o mundo, formando verdadeiras redes de conhecimento, contatos e afetos, o projeto recebeu o nome de Livro Viajante porque seu principal objetivo é fomentar a circulação dos Livros gratuitamente em escolas, centros culturais, bibliotecas, pontos de leitura, por meio de uma rede de interesses criada com educadores, contadores de histórias e pessoas interessadas no incentivo à leitura e à arte de narrar. 
A fim de difundir e realizar as viagens dos Livros, foram ministradas oficinas com grupos de professores da rede municipal e particular de ensino, agentes de leitura de bibliotecas comunitárias, contadores e pesquisadores de histórias de Salvador e do interior da Bahia, promovendo, assim, a circulação dos Livros pelos espaços onde os participantes das oficinas atuam.
Desde a criação do projeto os Livros Gigantes já viajaram pela zona Rural da Chapada Diamantina, escolas e bibliotecas da Bahia e instituições do Pará.
Além disso nestas regiões foram realizadas  oficinas de criação que resultaram em outros Livros Gigantes que hoje circulam pelo Brasil no mesmo formato do nosso projeto.

os livros, as histórias

O projeto Livro Viajante contém em seu repertório três livros com histórias de diferentes autores e cada apresentação, construída com músicas, poesias, jogos de palavras e cantos populares, é realizada com um dos livros. A linha narrativa alia a beleza das canções e histórias à surpresa em torno da revelação do livro gigante que mora na mala. As histórias apresentam às crianças conteúdos que valorizam nossa história e nossa cultura.

A Princesa do Pé de Jabuticaba faz referência às religiões de matriz africana e conta a história de uma princesa negra que traz em sua saia sementes que ela julga não servirem para nada, mas que a partir do encontro com a Velha Senhora, dona dos mangues e do barro que tudo faz crescer, descobre que suas sementes são doces e úteis para os homens, as mulheres e as crianças e por isso é honrada e coroada.

Com autoria de Rita de Cássia Alcaraz e ilustrações do artista Cristiano Pitón produzidas em oficinas de criação coletiva com as crianças que participam do Ponto de Cultura Afro Bankoma no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, em Lauro de Freitas (BA).

O Menino Estripulia e a Língua que Fugiu com o Circo conta a história de um Menino que vivia na janela mostrando a língua para os passantes, até o dia em que a Língua, cansada de tanta malcriação, resolveu seguir o conselho de Dona Lindinha e escapar da boca do danado. Finalmente numa tarde assim assim ela conheceu o Circo das Maravilhas e fugiu da boca do Menino para sair em busca do seu verdadeiro talento.

Com autoria de Danielle Andrade, o livro tem ilustrações criadas pela ilustradora Elena Landinez e confeccionadas em oficinas com os alunos de Belas Artes da UFBA.

Araguaci, o Pássaro Bonito ou O dia em que o Curumim se transformou em Ararapiranga é a história de um menino indígena criado pela Lua para libertar seu povo que foi aprisionado pelos colonizadores dentro de um grande caroço de tucumã. Para isso ele precisa aprender os costumes ancestrais, que foram esquecidos por sua gente, para  ensinar aos mais novos.  O que ele não sabe é que para salvá-los da escuridão e trazer o Sol para a vida dos seus,  precisará se encantar em uma Arara Vermelha. 
Com autoria de Xan Marçal, o livro foi produzido pelo grupo de bordadeiras Bordar os Sonhos sob a
coordenação de Flavia Bonfim.

bottom of page