A Arte de Contar Histórias
Para relembrar o que já sabemos.









Contar Histórias - Reinventar o Mundo
Contação de histórias para quem gosta de ensinar.
Nesta oficina educadores e educadoras terão a oportunidade de reconhecer, criar e desenvolver sua forma de contar histórias e assim descobrir caminhos para tornar esta prática cotidiana em espaços de educação formais ou não formais e transformar estes espaços em locais nos quais criatividade, pensamento, afetividade, memórias e troca de experiências sejam sempre valorizadas.
Em nossas práticas os participantes serão estimulados a lembrar da importância das histórias em sua própria educação e discutir o papel das mesmas no modelo de educação atual, bem como desenvolverão técnicas de expressão corporal, vocal, utilização de objetos e recursos e jogos de contação, criação e memorização de histórias.
Conteúdo
Contar histórias para os participantes;
Discutir a importância das histórias em espaços de educação e no processo de aprendizagem e nosso papel como narradores de histórias e do cotidiano;
Aproximar os participantes da oficina dos contos tradicionais.
Ampliar horizontes e estimular a curiosidade pela pesquisa de contos da tradição oral.
Aguçar nosso sentido de pertencimento e valorização do mundo
Despertar o gosto por contar e ouvir histórias.
Aprender jogos de criação coletiva de histórias, conteúdos textuais e imagéticos;
Ensinar técnicas variadas de contação de histórias.
Descobrir a utilização de objetos e recursos para a contação.
Trabalhar relaxamento, ocupação espacial, memorização de textos e expressão vocal e corporal.
Ensinar a utilizar paisagens sonoras e os silêncios presente nas histórias.
Promover a troca de experiências, a experimentação da arte de narrar e torná-la interessante e poética aos olhos e ouvidos do público.
Realizar uma roda de histórias utilizando as técnicas pesquisadas durante a oficina;
Tempo de duração – 8 horas.
Quem tem medo do Lobo Mal
Contação de histórias para quem se dedica a educação infantil.
A partir de jogos e brincadeiras de contar histórias, colocar os participantes em contato com o universo da arte da narração e dos contos populares tendo sempre como eixo a importância das histórias e dos livros na vida de quem trabalha com educação, bem como a utilização das narrativas, do gosto pela leitura e pelas histórias para o pleno desenvolvimento da imaginação, linguagem, emoções e sentimentos das crianças pequenas.
Conteúdo
Porquê contar? A Importância da contação de histórias, da oralidade e da leitura no desenvolvimento dos bebês e crianças da educação infantil.
A arte de contar histórias e as possibilidades de torná-la uma prática no cotidiano escolar.
Cantar para encantar! A importância das canções e dos rituais para que as crianças pequenas compreendam que aquela é a hora da história.
Contar para pertencer! Como facilitar o entrosamento entre as crianças com a ajuda da contação de histórias.
Para bebês e crianças pequenas menos é mais – suavidade, tom de voz e utilização de instrumentos fazem toda a diferença para acalentar nesta fase da vida.
Quem tem medo do lobo mal? - Medo, raiva, amor e saudade. Como as histórias podem ajudar as crianças a lidar com estas emoções. O que contar para os pequenos?
Sua forma de contar precisa chegar ao coração! Como as histórias são fundamentais para a formação de vinculo e compreensão do afeto entre os pequenos.