top of page

Este projeto  criado por  Danielle Andrade,  tem como referência as feiras livres e os camelôs, por isso personagens-objetos são apresentados às crianças em um carrinho de feira.  Inspirada no poeta Manoel de Barros que diz que “as coisas esperam ser olhadas com olhos extraordinários”, nas apresentações os adereços surgem pontualmente entre as palavras e são transformados em personagens fantásticos. Cada adereço um personagem! O projeto é composto de repertório autoral e expressa o gosto da contadora pelas palavras mais lindas, pelos versos, canções e brincadeiras.  Usando a fórmula mágica do era uma vez, em todas as contações a trajetória do herói descrita por Josefh Cambell é recriada e de forma divertida e poética o público é sempre convidado a refletir sobre diferenças e igualdades,, gentilezas,, sonhos a coragem.

Em Repertório

Para Meninas com Cabelos de Jasmim ou As Aventuras da Fada Crespa

“Contam que na nuvem mais azul do céu moram as fadas crespas, são elas que orquestram os ventos, fazem brincar as ondas do mar e dançar as chuvas e os girassóis, mas nem sempre foi assim...” Esta é a história dos encantamentos vividas por uma fada negra quem tem cheirinho de chocolate, boquinha da cor do sorvete de açaí e cabelos dançarinos que adoram viver soltos na ventania. Em em sua saga de heroína precisa descobrir qual é o seu verdadeiro talento e uma forma perfeita de voar sem asas. Inspirado nos desafios enfrentados pela fada o público é convidado a pensar sobre seus próprios poderes mágicos e sobre o quêzinho de fada ou fado que cada pessoa tem.

Esta contação valoriza a beleza das crianças negras e trata questões raciais de forma respeitosa, sem recorrer a banalizações e estereótipos, apostando nos talentos e capacidade de sonhar, ser feliz e desenvolver habilidades que todas as pessoas têm.

O Último Carnaval do Dragão

“Era uma vez uma terra muito distante onde as histórias nunca chegam ao fim. Lá, um Dragão Sonhador, bicho que não existe, se apaixonou por uma Rainha Rosa, flor impossível de não amar.” Este é um conto de fadas contemporâneo que, a partir do divertido encontro de amor entre dois seres bem diferentes - um Dragão Sonhador que inventa perfumes e uma Rainha Rosa que é dona da gargalhada mais bonita e imprevisível deste mundo - aborda temas importantes como diferenças, lealdade, perdas, escolhas, amizade e a morada dos nossos sentimentos. O amor só gosta de morar no coração? No caso da Rosa e do Dragão acho que a resposta é não.

Como o Dragão é perfumista e precisa aprender a usar seus poderes mágicos de bicho que não existe, as crianças são convidadas a participar da contação ajudando o Dragão na invenção dos perfumes que enfeitam a história. A paisagem sonora criada para esta narração é composta de sambas e marchinhas de carnaval.

O Menino Estripulia e a Língua que Fugiu com o Circo

“A Língua, agora muito mais feliz do que antes, colocou sua melhor roupa, foi até o jardim, encontrou uma flor, colocou na lapela e pensou: Uma poeta de verdade sempre carrega uma flor no peito. ” Esta é a história de um Menino muito esperto e danado que só usava a Língua pra fazer caretas e dizer coisas feias. Acontece que sua Língua tinha o sonho de ser uma artista famosa.  Um dia, cansada das besteiras do Menino ela resolveu fugir com o circo para finalmente se tornar conhecida por suas habilidades como sempre sonhou. O Menino então tem uma ideia muito simples e bonita para trazer sua amada Língua de volta pra casa. Esta história é recheada de coragem e passeia pelo mundo das caretas mais feias do mundo, o universo do circo, dos versos e poesias que lemos em voz alta e das memórias bonitas que guardamos bem no fundo do coração.

bottom of page